Um grave acidente foi registrado no início da noite desta segunda-feira (2) em Balneário Camboriú, quando um jovem de 23 anos ficou preso sob escombros de placas de vidro que tombaram sobre ele. O caso ocorreu por volta das 18h54min na Rua Freirinha, esquina com a Rua Codorna, no bairro Ariribá.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, as viaturas ABTR-122 e ASU-567, do 1º Pelotão de Balneário Camboriú, foram acionadas pelo COBOM para atender à ocorrência de vítima sob escombros, classificada como salvamento de alta complexidade. A viatura ALFA-01 do SAMU também foi mobilizada para oferecer suporte avançado.
No local, foi constatado que cerca de 500 quilos de placas de vidro laminado e temperado haviam caído sobre o corpo do homem, comprimindo-o contra a parede e o chão até a altura do tórax. A vítima estava consciente, mas havia dificuldade na avaliação de possíveis fraturas ou hemorragias devido à quantidade de material sobre o corpo.
Após avaliação inicial e estabilização com medicamentos e reposição de fluidos pela equipe do SAMU, os bombeiros iniciaram uma retirada controlada dos escombros para evitar o risco de novos cortes ou ferimentos. O resgate em Balneário Camboriú contou também com o apoio de bombeiros comunitários que estavam de folga e profissionais da Unimed, cuja unidade fica próxima ao local.
Com o trabalho conjunto, foi possível liberar o jovem com segurança, que foi então encaminhado pela equipe da ALFA-01 ao Hospital Municipal Ruth Cardoso. A área do acidente, incluindo calçada e via pública, foi isolada devido à grande quantidade de vidros quebrados, com o local ficando sob responsabilidade do proprietário, da Polícia Militar e dos Agentes de Trânsito.
O caso chama atenção para os riscos em ambientes comerciais que manipulam materiais pesados e frágeis, como o vidro, além de reforçar a importância do preparo técnico das equipes de resgate e salvamento.
Comentários: