Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Quarta-feira, 17 de Abril de 2024

Notícias Economia

Seu Imposto de Renda pode virar investimento social

São Bento do Sul SC

Seu Imposto de Renda pode virar investimento social
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
 

 

 

 

 

 

 

 


Já está aberto o período para a entrega do Imposto de Renda (IR) 2024, tanto de pessoa física, quanto de pessoa jurídica. O prazo final é 31 de maio e você tem a opção de aplicar parte do valor devido ao Leão em projetos sociais aqui mesmo do município. Assim, é possível identificar precisamente onde o dinheiro do tributo está sendo investido e verificar os resultados obtidos na prática.


Esta modalidade de desconto é disponibilizada através de fundos de assistência social, como o Fundo Infância e Adolescência (FIA) e do Fundo Municipal do Idoso (FMI), onde o contribuinte pessoa física pode doar até 3% de seu imposto e as pessoas jurídicas até 1% do montante. “São números pequenos individualmente, mas, quando somados, fazem a diferença na nossa comunidade. Esta contribuição pode significar a viabilidade de projetos importantes”, afirmou o prefeito Antonio Tomazini.


Projetos


O secretário de Assistência Social de São Bento do Sul, Gilmar Pollum, destaca alguns exemplos de projetos que foram fomentados com recursos do FIA e do FMI, tendo atingido positivamente a vida destas pessoas. “Temos a chance de ver o dinheiro dos nossos impostos ser revertido em ações palpáveis, retornando para a sociedade são-bentense. Por exemplo, em associações esportivas e projeto de robótica nas escolas, para os jovens. Já aos idosos, inglês, empreendedorismo 60+, ioga, atividade física e outros”, ressaltou Pollum.


Como doar


O diretor da Secretaria de Finanças da Prefeitura, Ricardo Homechen, detalha como os munícipes podem fazer a sua doação. “O contribuinte pode destinar parte do imposto de renda, diretamente em sua Declaração Anual, no modo completa. Para isso, deve-se destinar o valor devido ou restituir calculado em sua declaração. O valor será compensado e você não estará pagando nada a mais, automaticamente destinando para o fundo de sua escolha esse montante que iria pagar para o Governo Federal”, explica Ricardo. 


No caso de pessoa física, a doação pode ser feita no ato da declaração do IR. Basta acessar o programa de imposto de renda da Receita Federal. Na seção “Fichas da Declaração”, selecionar o tópico “Doações Diretamente na Declaração – ECA” ou “Doações Diretamente na Declaração – Fundo da Pessoa Idosa” e clicar em “Novo”. Logo após, aparecerá o “Valor Disponível para Destinação”, bem como o valor de restituição ou imposto devido.

 

O diretor da Finanças lembra ainda que o auxílio de um profissional ajuda a realizar este procedimento de forma assertiva: “Caso tenha dúvidas para doar diretamente em sua declaração, procure um contador, informe que você quer realizar essa doação que certamente conseguirá e poderá colaborar muito com os projetos da nossa cidade, voltados à infância e adolescência e do Direito ao Idosos”, finalizou. 

  

 

Comentários:

Veja também