Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Domingo, 14 de Julho de 2024

Notícias Região

Programa Novos caminhos forma adolescentes em serviço de acolhimento

Região do Planalto norte de SC

Programa Novos caminhos forma adolescentes em serviço de acolhimento
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

 

 

 

Adolescentes do Planalto Norte que estão em abrigos e serviços de acolhimento, sob a proteção do Estado, tiveram na noite de quinta-feira, 7 de março, em São Bento do Sul, sua formatura no programa Novos Caminhos. São 41 menores de idade que concluíram um ano de diversas atividades, especialmente relacionadas à educação e à formação profissional. Eles integram as comarcas de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis e Canoinhas.

O programa está ativo no Estado há 10 anos, superando 13 mil matrículas em cursos educacionais e já tendo encaminhado 1.200 jovens ao mercado de trabalho. No Planalto Norte, desde que foi implantando em 2016, o projeto atendeu mais de 340 crianças e adolescentes. O Novos Caminhos é mantido de forma integrada pela FIESC – Federação das Indústrias, Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Associação Catarinense de Magistrados, com participação ainda de outras entidades. 

Na solenidade de formatura, o juiz da infância e juventude da comarca de São Bento do Sul destacou a necessidade da educação para os jovens. “O programa é um caminho para que eles sejam protagonistas de suas próprias vidas”, destacou Felipe Nóbrega da Silva. Além da formação educacional, o Novos Caminhos também oferece apoio e orientações sobre vida saudável e empregabilidade.

Para a realização do projeto, existe a participação de diversos voluntários e empresas que atuam na abertura de vagas para trabalho como menor aprendiz, muitas vezes efetivadas, na doação de materiais para dar melhor estrutura aos abrigos e na realização de atividades de educação, cultura, esporte e lazer.

O vice-presidente da FIESC para o Planalto Norte destacou o empenho, profissionalismo e dedicação dos profissionais que atuam no projeto e a participação das empresas parceiras. “Nosso reconhecimento pela visão social e comprometimento com o futuro da sociedade, seja pela doação de bens e serviços, que traz maior estrutura, conforto e atendimento aos jovens; ou pela abertura de suas empresas para tão bem receber os acolhidos e garantir que iniciem suas carreiras profissionais e sua futura vida autônoma”, discursou Arnaldo Huebl.

A formatura do Novos Caminhos também reconheceu a atuação da equipe técnica que trabalha diretamente com os adolescentes, as casas de abrigo e as famílias acolhedoras. Foram ainda entregues certificados de Empresa Cidadã a 13 companhias da região que contratam os jovens, de Empresa Amiga a 32 empresas que contribuem com doações para os abrigos e serviços de acolhimento e ainda o certificado de Cidadão Amigo aos voluntários que realizam palestras, ações e treinamentos nos abrigos.

Comentários:

Veja também