Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Domingo, 14 de Julho de 2024

Notícias Santa Catarina

Previsão do tempo para SC nos próximos dias

Santa Catarina

Previsão do tempo para SC nos próximos dias
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

Um sistema de alta pressão garante tempo firme em grande parte das regiões na segunda-feira (01) com predomínio de sol e poucas nuvens, exceto entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e parte do Planalto Norte, onde o fluxo de umidade proveniente do oceano favorece maior cobertura de nuvens, não descartando-se chuvas fracas passageiras, especialmente a partir da tarde, não oferecendo risco para ocorrências meteorológicas.

Os ventos sopram de variante sul ao longo do litoral e de leste/nordeste no Vale do Itajaí, onde sopram com rajadas entre 40 e 60 km/h, principalmente a partir da tarde. Nas demais áreas, vento fraco e de direções variadas. As temperaturas variam entre 2°C e 8°C no Planalto Sul, entre 7°C e 10°C no Grande Oeste, Litoral Sul, Grd. Florianópolis Serrana e Planalto Norte e de 11°C a 14°C nas demais regiões. À tarde, os termômetros devem registrar entre 26°C e 28°C no Extremo Oeste, entre 22/25°C no restante do Oeste, Planalto Norte e Sul e Alto Vale do Itajaí. Nas demais áreas, as temperaturas variam entre 18°C e 22°C.     

 

 TERÇA-FEIRA (03)

A terça-feira (03) inicia com a presença de nuvens (que diminui ao longo do dia) entre o centro/leste e predomínio de sol na maior parte do Grande Oeste. Entretanto, entre a tarde e noite, a aproximação de áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera, associadas a formação de uma nova frente fria, além do fluxo de ar quente e úmido proveniente do norte do país direcionado para SC, fornecem condições para o retorno das pancadas de chuva que podem ser intensas e dos temporais que podem vir acompanhados de descargas elétricas (raios), fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, que iniciam pelo Grande Oeste e áreas de divisa com o RS, oferecendo risco moderado para ocorrências associadas às chuvas e aos temporais.

Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, passando a soprar com rajadas entre 40 e 50 km/h do quadrante norte no final do dia em áreas do Oeste e Litoral Sul. No amanhecer, as temperaturas variam entre 5°C e 10°C no Planalto Sul e de 10°C a 15°C nas demais áreas. À tarde, no entanto, aquece com marcas entre 30/34°C no Grande Oeste, 24°C a 28°C entre os planaltos e Alto Vale e de 20°C a 24°C nas demais áreas.   

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (04), já a partir da madrugada, as instabilidades associadas a formação e passagem da frente fria, se intensificam e avançam pelo restante do estado, favorecendo a persistência da condição para chuva forte a volumosa e temporais em todas as regiões, com risco moderado a alto para ocorrências meteorológicas associadas. Na quinta-feira (05), uma massa de ar seco favorece o retorno do tempo firme em SC, com exceção de áreas do nordeste do estado, especialmente as áreas entre o Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Comentários:

Veja também