Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Domingo, 28 de Abril de 2024

Notícias Santa Catarina

Previsão do tempo para os próximos dias em SC

Santa Catarina

Previsão do tempo para os próximos dias em SC
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

 

 

 

 

 

O final da madrugada desta segunda-feira (19) apresenta nebulosidade e nevoeiros em algumas regiões de SC, especialmente entre o Meio-Oeste, Planaltos, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Em áreas do Extremo Oeste e Oeste, são observadas a formação de instabilidades, por enquanto associadas a chuva fraca. Os ventos apresentam fraca intensidade pelo estado, sem direção predominante.

 

 

Nas próximas horas, a nebulosidade tende a diminuir sobre o estado, dando lugar ao sol e aquecimento. Em áreas do Grande Oeste, por outro lado, a chuva ganha intensidade e há condições para temporais isolados com risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas associadas. A partir do final da manhã e durante a tarde, essa condição se espalha pelas demais regiões do estado.

 

 

SEGUNDA-FEIRA (19)

Na segunda-feira (19), o Ciclone (Tempestade Tropical Akará) deve seguir em alto mar, deslocando-se para latitudes entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. De forma geral, ele segue mantendo o fluxo de umidade do mar para o continente e favorecendo a ocorrência de chuvas esparsas eventualmente acompanhada de trovoadas no litoral, intercaladas por períodos de melhoria. Além disso, uma área de baixa pressão no Paraguai combinada ao aquecimento diurno favorecem o desenvolvimento de temporais isolados e ocorrência de pancadas de chuva, já a partir da manhã em trechos do Grande Oeste, se deslocando para os planaltos e demais regiões a partir da tarde.

O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas como destelhamentos e alagamentos pontuais. Os ventos sopram com fraca intensidade e não apresentam direção predominante. As ondas apresentam alturas entre 1,5 e 2,0 m do quadrante leste. As temperaturas mínimas  ficam próximas dos 12/13°C na Serra e variam de 16°C a 22°C nas demais regiões. No período da tarde se aproximam dos 30/32°C no Extremo Oeste, Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte e variam de 25°C a 29°C nas demais regiões.

 

TERÇA-FEIRA (20)

Na terça-feira (20), o ciclone deve continuar sua trajetória para sul com seu centro posicionado na latitude do RS, ainda em alto mar. Em SC, o dia começa com maior nebulosidade e condição para chuvas fracas ocasionais que dão lugar a aberturas de sol ao longo do dia. Nas áreas próximas ao Paraná, incluindo o Oeste, novamente há condições para temporais isolados entre a tarde e a noite. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Os ventos sopram de sudeste/leste em Santa Catarina, com intensidade fraca na maior parte do estado e com rajadas que podem chegar aos 50 km/h nas áreas costeiras da Grande Florianópolis ao Baixo Vale do Itajaí.

O mar segue agitado na Grande Florianópolis e Litoral Sul, com altura de 1,0 a 2,0 m e com direção sudeste. As temperaturas mínimas ficam próximas dos 10°C na Serra, variam de 14°C a 17°C entre o Meio-Oeste, Grd. Florianópolis serrana e Planalto Norte e de 18°C a 21°C nas demais áreas. Já as máximas variam entre 24°C e 27°C nos planaltos e ficam na casa dos 27/29°C no restante do estado, se aproximando dos 32°C em trechos do Grande Oeste próximos à divisa com o Rio Grande do Sul.

 

QUARTA-FEIRA (21)

Na quarta-feira (21) a tendência é que o ciclone comece a perder intensidade, se mantendo em alto mar na latitude do RS. Apesar disso, o fluxo de umidade do mar em direção ao continente segue favorecendo a ocorrência de chuvas fracas no litoral e Vale do Itajaí no início e final do dia. Nas demais regiões e períodos do dia, o tempo permanece firme com predomínio de sol. Não há risco para ocorrências meteorológicas. Os ventos variam de sudeste a nordeste pelo estado apresentando fraca intensidade. Na madrugada, as temperaturas ficam um pouco menores que nos dias anteriores com marcas entre 8°C e 10°C na Serra, entre 10°C e 14°C entre o Meio-Oeste, Planalto Norte, Grd. Florianópolis serrana e áreas mais altas do Vale do Itajaí e de 15°C a 22°C nas demais áreas, com os maiores sendo observados nas áreas litorâneas.

A tarde será de calor com marcas entre 25°C e 31°C pelo estado com valores menores sendo observadas nas áreas de maior altitude. A agitação marítima segue maior em alto mar, mas nas áreas costeiras esperam-se ondas do quadrante sudeste entre 1,0 e 1,7 m, com maior agitação no Litoral Sul.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (22), a projeção da maioria dos modelos indica o início da dissipação do sistema, mas o fluxo de umidade do mar e instabilidades atmosféricas voltam a favorecer a ocorrência de temporais isolados pelo estado a partir da tarde, especialmente do Meio-Oeste ao litoral. Na sexta-feira (23) a condição para temporais bastante isolados a partir da tarde segue em todas as regiões. As incertezas associadas à previsibilidade deste sistema segue afetando a previsão do tempo para Santa Catarina.

Comentários:

Veja também