Na segunda-feira (29), a frente fria segue avançando por SC, mantendo a condição para chuvas pontualmente intensas e temporais. Entre a tarde e à noite, com o deslocamento do sistema, o tempo já começa a melhorar nas áreas de divisa com o RS, especialmente entre o Oeste e Extremo Oeste. O risco é baixo a pontualmente moderado para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais. Além disso, as temperaturas máximas serão registradas durante a manhã na maior parte do estado, variando entre 9 e 17°C na maioria das regiões, chegando aos 22°C no Litoral Norte no início da tarde. Ao longo do dia, à medida que a frente fria avança, as temperaturas entram em declínio e em função disso, as mínimas ocorrem no final da noite, variando entre 3 e 8°C na Serra e Grd. Florianópolis Serrana e de 7°C a 13°C nas demais regiões.
O risco é moderado para ocorrências relacionadas ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias e desconforto térmico. O vento médio deve apresentar velocidades entre 25 e 40 km/h, com rajadas de até 75 km/h na faixa litorânea e Grd. Florianópolis Serrana, representando risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos nestas áreas. Em função disso, a agitação marítima vai aumentando ao longo do dia, com o mar ficando agitado, com ondas de sul, alturas entre 2,0 m e 2,5 m e picos de até 3,0 m em toda a costa catarinense. O risco relacionado à agitação marítima é moderado.
TERÇA-FEIRA (30)
Na terça-feira (30), a frente fria se afasta do estado, mas o tempo ainda se mantém mais encoberto e com chance de chuva fraca a qualquer hora do dia do centro ao leste do estado, incluindo as áreas próximas ao Paraná e entre o Planalto Sul e Grd. Florianópolis Serrana. Nas demais regiões, sol e variação de nuvens. O vento estará predominante de nordeste no interior do estado e deve variar de sul a nordeste no litoral com rajadas de até 60 km/h do Oeste ao Planalto Sul, especialmente nas áreas mais altas dessas regiões com risco baixo para ocorrências associadas aos ventos. As mínimas ficam entre 0 e 5°C nos pontos mais altos da Serra, 10 a 13°C na ilha de Florianópolis, Baixo Vale e Litoral Norte e de 4 a 10°C no restante do estado.
À tarde, as temperaturas permanecem baixas, oscilando entre 3°C e 10°C entre os pontos mais altos da Serra, Grd. Florianópolis Serrana, Meio-Oeste e Planalto Norte e de 11°C a 17°C nas demais áreas, com exceção do Extremo Oeste e Oeste, onde se aproximam dos 21/23°C. O risco é moderado para ocorrências relacionadas ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias e desconforto térmico. O risco permanece baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima com ondas de sul/sudeste entre 1,5 e 2,5 m.
QUARTA-FEIRA (31)
A quarta-feira (31) começa com predomínio de sol entre o Extremo Oeste e Oeste. Entre o Meio-Oeste e as áreas litorâneas, especialmente entre o Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e Litoral Norte, a circulação de umidade do oceano favorece maior quantidade de nuvens com possibilidade de chuvas fracas ao longo do dia. Não há risco para ocorrências meteorológicas. Os ventos estarão dos quadrantes norte/nordeste com rajadas próximas dos 50 km/h (pontualmente superiores) entre o Grande Oeste e o Litoral Sul.
No amanhecer, as temperaturas variam entre 5°C e 12°C entre o Grande Oeste, planaltos,Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis Serrana e de 11°C a 15°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas apresentam maior elevação no Extremo Oeste e Oeste, oscilando de 24 a 27°C e Litoral Sul, 23°C a 25°C. Nas demais regiões, em função da maior quantidade de nuvens, variam entre 12°C e 18°C. A agitação marítima diminui gradativamente ao longo do dia, com ondas variando de sul a leste entre 1,0 e 2,0 m com risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Entre quinta (01/08) e sexta-feira (02/08), as condições seguem muito semelhantes às do dia anterior, com predomínio de sol em grande parte do Grande Oeste e maior nebulosidade com condições favoráveis à ocorrência de chuvas fracas e isoladas entre o Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e Litoral Norte, em função da circulação marítima. As temperaturas apresentam gradativa elevação, se aproximando dos 30°C à tarde em pontos do Oeste e Litoral Sul ao final deste período.
Comentários: