A aproximação de uma massa de ar frio deve intensificar o frio em Santa Catarina nos próximos dias. Segundo a Defesa Civil, a sexta-feira (18) será marcada por temperaturas negativas em algumas regiões e vento com rajadas de até 60 km/h. A presença de um Ciclone Extratropical no litoral do Rio Grande do Sul ainda influencia o tempo em SC, especialmente no Oeste e Sul do estado, onde há chance de chuvas fracas e isoladas.
🌬️ Os ventos sopram de oeste/sudoeste com rajadas de 40 a 60 km/h, entre o Meio-Oeste e o litoral. O mar também fica agitado entre o Litoral Sul e Florianópolis, com ondas de até 2,5 metros — o risco para ocorrências é considerado baixo a moderado.
🌡️ No amanhecer de sexta, as temperaturas variam entre -1°C e 7°C no Grande Oeste e nos planaltos, e de 6°C a 12°C no litoral. Durante a tarde, não devem passar de 6°C a 8°C no Meio-Oeste e Planalto Sul, e até 20°C no litoral.
🌫️ Sábado (19): geada e nevoeiros em SC
O sábado será de tempo firme, com formação de geada entre os planaltos e o Grande Oeste durante a madrugada. Também há chance de nevoeiros em todo o estado. As temperaturas mínimas oscilam entre 0°C e 7°C na maior parte do estado, podendo chegar a 12°C no litoral e Médio Vale do Itajaí. À tarde, os termômetros sobem um pouco, chegando a 22°C em algumas regiões.
☀️ Domingo (20): sol e temperaturas em elevação
No domingo, o tempo firme predomina em todo o estado com a continuidade da massa de ar seco e frio. O dia começa com nevoeiros entre o Meio-Oeste e o litoral, que se dissipam ao longo da manhã, dando lugar ao sol.
As temperaturas mínimas ficam entre 3°C e 12°C, com valores mais baixos nas áreas de baixada da Serra e do Meio-Oeste. Durante a tarde, os termômetros sobem, chegando a 23°C a 25°C no Oeste e Extremo Oeste, e de 16°C a 21°C no litoral. Não há risco de ocorrências meteorológicas para o domingo.
🌤️ Tendência para a próxima semana
Entre segunda (21) e terça-feira (22), o tempo estável deve continuar em Santa Catarina, com frio nas madrugadas e tardes mais amenas, mantendo a amplitude térmica típica do inverno.

Comentários: