São Bento Notícias - Sua fonte de notícias na cidade de São Bento do Sul

Segunda-feira, 17 de Marco de 2025
Leier
Leier

Região

Prefeitura de Piên amplia o acesso a medicamentos

Piên-PR

Portal São Bento
Por Portal São Bento
/ 89 acessos
Prefeitura de Piên amplia o acesso a medicamentos
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
 
Publicidade

Leia Também:

 
 
 
 
Uma saúde pública de qualidade passa por diversos aspectos, um deles é a disponibilização de medicamentos para que a população possa concluir o tratamento. Em Piên, a Secretaria Municipal de Saúde vem ampliando de forma gradativa este serviço, sendo que ao longo de 2024 foram dispensados mais de 3,6 milhões de unidades de medicamentos.
 
De acordo com os dados da prefeitura, em 2020 a prefeitura investiu R$ 372.972,22 na compra de medicamentos, passando para R$ 712.477,76 em 2024, um aumento de 91%. “Além desta ampliação no valor, passamos a comprar mais de consórcios, onde as compras envolvem mais prefeituras e assim adquirimos os itens mais baratos, otimizando o recurso público”, detalha a secretária municipal de Saúde, Mayara Grosskopf.
 
Outra frente trabalhada pelo município é para que os pacientes tenham acesso a medicamentos especializados. “Quase dobramos o número de dispensações destes medicamentos nos últimos anos, os quais necessitam de um processo especial para a liberação. No ano passado, foram mais de 3 mil insumos entregues neste programa”, explica a secretária. 
 
Aliado a estes avanços, a prefeitura ampliou o número de farmacêuticos no quadro do município, possibilitando que todos os medicamentos sejam entregues na unidade do Centro e de Trigolândia. “Sem estes profissionais não é possível dispensar vários medicamentos e assim os pacientes tinham que vir até o Centro. Nossa pretensão é avançar e aproximar este serviço, dando comodidade a população”, ressalta Mayara. Temporariamente, em virtude da licença maternidade de uma das profissionais, o serviço segue concentrado na unidade central, o que deve ser restabelecido a partir de semana que vem quando uma nova profissional deve assumir. "Com a equipe completa, estamos estudando a possibilidade de ampliar o horário de atendimento da farmácia central", conta Mayara.
 
Atualmente, mais de 200 tipos de medicamentos são disponibilizados de forma gratuita, atendendo mensalmente mais de 2.500 pessoas.
 
Comentários: