São Bento Notícias - Sua fonte de notícias na cidade de São Bento do Sul

Sabado, 15 de Fevereiro de 2025
Leier
Leier

Região

Passeios da 3ª edição do Trem dos Tropeiros movimentam economia regional

Trem turístico percorreu 43 quilômetros conectando Santa Catarina com o Paraná

Portal São Bento
Por Portal São Bento
/ 722 acessos
Passeios da 3ª edição do Trem dos Tropeiros movimentam economia regional
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

Publicidade

Leia Também:

 

 

 

 

Encerrados os passeios da temporada 2024, o Trem dos Tropeiros agora contabiliza os resultados promovidos no turismo e na economia ao longo do trajeto percorrido. Em sua terceira edição, o trem turístico recebeu 2.264 passageiros nos trilhos da Ferrovia Tronco Sul, percorrendo 43 quilômetros entre Mafra e Lapa - uma média de 430 passageiros em cada uma das 5 viagens com opções de saída às 9h e às 14h. 

 

Com duração de aproximadamente 2 horas e 30 minutos, os passageiros puderam apreciar paisagens rurais, túneis e pontilhões, além de passar pelas estações ferroviárias de Lavrinha e do Rio da Várzea. A ferrovia, construída pela Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (RVPSC), foi um atrativo à parte e está entre as obras mais antigas e importantes já realizadas na região. 

O destaque da edição foi a integração do trade turístico das cidades, o que colaborou para o aumento do movimento dos estabelecimentos comerciais que absorvem o fluxo de turistas gerados pelo passeio. “Acompanhamos uma maior concentração de pessoas no final de semana em hoteis,  restaurantes e serviços de transporte”, afirma o Secretário Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cidadania de Mafra, João Lázaro Ferreira. Conforme o gestor, quatro excursões de Curitiba e de Joinville estiveram na cidade especialmente para o passeio.

Para a Coordenadora do Trem dos Tropeiros, Suiane Muehlbauer Ilg, tão importante quanto o trabalho articulado junto às cidades-sede dos passeios ferroviários é a parceria com agentes que promovem e comercializam o passeio. “Tivemos uma ótima aceitação pelas agências, o que colaborou para o sucesso da temporada, uma vez que muitos dos nossos passageiros são conduzidos por empresas que revendem nossos pacotes”, explica. Pelo menos 44% dos bilhetes da edição foram comercializados por agências, destaque para empresas de Blumenau, Curitiba, Pomerode, Lapa e Mafra.

A agência "Denise Viagens", de Curitiba, é uma delas. A proprietária, Denise Trein, que conduziu mais de 200 turistas ao longo do passeio, enalteceu que a experiência conectada a outros atrativos fez a diferença no roteiro. "O city tour e a opção de café colonial em Mafra me ajudaram a complementar o passeio. Posso dizer com toda segurança que as 229 pessoas que estiveram conosco saíram felizes e muito contentes com o passeio, já pedindo pelo próximo", relata Denise, que desde 2012 mantém parceria com a ABPF conduzindo visitantes de diferentes regiões nos passeios regulares e comemorativos da região. Integraram o pacote da agência, ainda, visitas na igreja local, no cactário de Mafra e em uma loja de souvenirs. 

 

Entre as novidades da temporada esteve a opção de incluir adicionais ao passeio, como almoço e café da tarde, possibilidade que ampliou a permanência do turista na região, estimulando a economia. 

A Passeios de Trem estima que a temporada tenha proporcionado um ticket médio de R$120 por passageiro, o que representa um incremento de R$271 mil na economia regional somente com investimentos de transporte, compra de bilhetes e alimentação. 

Tropeirismo 

As cidades de Mafra e Lapa têm uma relação histórica profunda com os tropeiros - condutores de tropas de cavalos e outros animais usados para transportar principalmente gêneros alimentícios produzidos nas colônias e posteriormente comercializados nos vilarejos - cuja tradição inspirou o nome do passeio que oferece imersão cultural e histórica. 

Lapa, fundada em 1769 e uma das cidades mais antigas do Paraná, preserva suas raízes tropeiras nas ruas de paralelepípedos, réplicas de luminárias antigas e construções coloniais dos séculos XVIII e XIX, destacando-se pelo seu significativo acervo de bens tombados. 

Por outro lado, Mafra, situada na região do Planalto Norte Catarinense e caracterizada por sua rica multiculturalidade resultante da colonização, também foi um ponto crucial no caminho dos tropeiros, consolidando-se como uma parada importante na rota dos grupos que promoviam a interligação de pólos econômicos da época.

Comentários: