Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Notícias Região

Obras de revitalização avançam na rua Antônio Kaesemodel

São Bento do Sul

Obras de revitalização avançam na rua Antônio Kaesemodel
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
 

 

 

As obras para revitalização da rua Antônio Kaesemodel estão em andamento. Com investimento de quase R$ 7 milhões com recursos da Prefeitura, os trabalhos contemplam além desta via, as obras nas ruas Carlos Pscheidt, Augusta Robl e João Pauli, que já estão sendo finalizadas.

 

Em relação a Rua Antônio Kaesemodel, estão sendo implantadas novas calçadas e meios-fios. “Essa obra é resultado de um trabalho conjunto, visando atender aos anseios e demandas da comunidade. Continuaremos a investir na infraestrutura de nossa cidade, buscando sempre o progresso e o bem-estar de nossa população”, destacou o prefeito Antonio Tomazini.

 

A implantação das calçadas segue os padrões de acessibilidade indicados nas normas da ABNT, que visam garantir autonomia e segurança para todas as pessoas. Por isso, o planejamento e a urbanização das vias públicas devem ser concebidos e executados para promover a mais ampla acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. “Como toda obra gera transtorno por um determinado tempo, é importante que os moradores e comerciantes estejam conscientes que esta benfeitoria será por anos. Um dos transtornos é que, devido à melhoria, o nível de altura da via será maior e consequentemente o da calçada também, sendo assim, alguns dos moradores terão que adaptar seus acessos e estacionamentos”, explicou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Bruno Seefeld.

 

Segundo as legislações e as normas existentes, a calçada precisa ter no mínimo 1,20 metros de largura e 2,10 metros de altura livre de qualquer obstáculo, sendo esse espaço destinado exclusivamente a circulação de pedestres. Nesse espaço, a inclinação transversal da calçada não pode ser superior a 3%.

 

Ainda existem na calçada as faixas de serviço e de acesso. A faixa de serviço é o local onde ficam os elementos de serviço e de mobiliário urbano, devidamente autorizados pelo poder público local, como árvores, plantas e pontos de ônibus. “A faixa de acesso só pode ser utilizada em calçadas com maior largura e serve de apoio para projeção de marquises e toldos. Cabe ressaltar que as lixeiras dos imóveis devem ficar para dentro dos muros e cercas, de forma que a calçada fique livre desse obstáculo”, comenta a Engenheira Civil e fiscal da obra, Scheliga Foitt.

 

Segurança

 

Além da circulação de máquinas e caminhões que fazem a remoção dos materiais antigos durante o dia, os materiais novos são depositados ao longo das ruas, deixando as faixas de ciclovia e de tráfego mais estreitas, por isso a atenção deve ser redobrada no trânsito, pois em alguns momentos inclusive é necessária a interdição parcial da via.

 

 

Comentários:

Veja também