São Bento Notícias - Sua fonte de notícias na cidade de São Bento do Sul

Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Leier
Leier

Saúde

Mudança de estação alerta às doenças respiratórias em crianças

_Médico do Dona Helena detalha como prevenir problemas nesse período_

Portal São Bento
Por Portal São Bento
/ 272 acessos
Mudança de estação alerta às doenças respiratórias em crianças
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

Publicidade

Leia Também:

 

 


Com a mudança de estação do verão para o outono, a  projeção de dias com temperaturas mais amenas alerta para o período em que as doenças respiratórias, como gripes e resfriados, tendem a aumentar, especialmente entre as crianças.

Com a queda das temperaturas e o aumento da umidade no ar, os vírus respiratórios se tornam mais ativos. As crianças, que possuem o sistema imunológico ainda em desenvolvimento, estão mais suscetíveis a essas infecções.


Por isso, é fundamental que pais e educadores fiquem atentos aos sinais de doenças respiratórias, como tosse persistente, coriza, fraqueza e falta de apetite.

O médico do Hospital Dona Helena, Flávio Roberto Belisário dos Santos, especialista em pneumologia pediátrica, explica que no período de mudanças de estação há um aumento da proliferação de vírus e bactérias. 

“A mudança de temperatura diminui a umidade e causa o ressecamento das vias respiratórias. Como há um aumento das partículas de poluição, isso favorece a contaminação de vírus e bactérias, que podem causar doenças, como pneumonia e bronquiolite”, detalha o especialista.

Para minimizar os riscos, algumas medidas podem ser adotadas. Incentivar as crianças a lavarem as mãos com frequência, evitar o compartilhamento de objetos pessoais e a aglomerações em ambientes fechados,  e garantir que estejam vacinadas contra doenças como a gripe são passos importantes. 


Além disso, manter uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e ingerir bastante água para evitar o ressecamento do sistema respiratório das crianças.

Comentários: