Na madrugada deste domingo (6), um incêndio de grandes proporções destruiu um barracão de madeira utilizado como oficina desativada na localidade do Parado, interior de Canoinhas. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 3h18min e mobilizou as viaturas ABTR-202, AT-62 e ASU-479 para o atendimento da ocorrência.
Ao chegar no local, próximo à Ervateira Selecta, os bombeiros se depararam com o barracão, com cerca de 180 m², completamente tomado pelas chamas. Segundo o proprietário do imóvel, de 57 anos, o espaço abrigava diversos materiais como ferramentas, peças metálicas, motos, veículos antigos, sucatas, além de combustíveis e óleo de motor.
De forma imediata, a guarnição realizou o desligamento da rede elétrica e iniciou o combate direto às chamas utilizando os recursos da viatura. Uma linha adutora com dois lances de mangueiras foi montada, garantindo o controle e posterior extinção do incêndio. A equipe também trabalhou para preservar uma residência próxima, situada a cerca de 20 metros do foco principal.
Durante a ação, foram utilizados aproximadamente 24 mil litros de água. O trabalho se estendeu por cerca de três horas. Um apoio essencial foi prestado pelo sargento da reserva Hatschbach, vizinho do local, que antes da chegada da equipe conseguiu desligar a energia elétrica e retirar dois veículos do interior do barracão, minimizando os prejuízos. Com sua experiência, ele ainda auxiliou no trabalho da guarnição.
O proprietário do imóvel sofreu queimaduras de segundo grau na região da cabeça e recebeu atendimento da equipe de resgate da viatura ASU-479. Ele foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento Municipal para os devidos cuidados médicos.
Após garantir que o local estava seguro e livre de riscos, a equipe dos Bombeiros retornou ao quartel.
Comentários: