Na manhã deste sábado, 22 de junho de 2024, um grave acidente de trânsito foi registrado na SC-A280C, próximo à entrada da churrascaria Pinus, no bairro Alpino, em São Bento do Sul. O incidente ocorreu por volta das 06h53 e envolveu três veículos, resultando em seis vítimas.
As equipes de resgate do Corpo de Bombeiros Militar de São Bento do Sul, com as viaturas ASU-501 e ABTR 181, foram acionadas via COBOM para atender a ocorrência. Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que se tratava de uma colisão entre três carros: um Chevrolet Celta, um Fiat Siena e um Fiat Mobi.
Entre as vítimas, estavam três mulheres, dois homens e uma criança. Uma das mulheres identificada sendo Jussara das Graças Cordeiro de 60 anos, ocupante do Chevrolet Celta, estava em parada cardiorrespiratória traumática há cerca de 10 minutos, conforme relato de um Bombeiro Comunitário que passava pelo local e iniciou os procedimentos de reanimação cardiopulmonar até a chegada da equipe do ASU-501. Apesar dos esforços dos bombeiros, que utilizaram desfibrilador externo automático (DEA) e suporte de oxigênio por mais 20 minutos, a vítima não resistiu.
O motorista do Chevrolet Celta apresentava suspeita de traumatismo cranioencefálico, confusão, dores no tórax e náuseas. Ele foi retirado do veículo e imobilizado pelas equipes de resgate.
No Fiat Siena, havia três ocupantes: uma criança sem lesões aparentes, que foi conduzida ao Hospital e Maternidade Sagrada Família pelo ASU-501; uma mulher com dores na região torácica e pélvica, que também foi levada ao hospital com restrição de movimentos; e um homem com dores no tórax, braço e perna esquerdos, que foi atendido pelo SAMU.
O motorista do Fiat Mobi não sofreu lesões aparentes e permaneceu no local. Após o atendimento às vítimas e a gestão dos riscos, a área foi deixada sob os cuidados da Polícia Rodoviária Estadual.
Segundo informações, Pelo que foi apurado no local, pela posição final dos veículos, marcas deixadas na via e relato de testemunha, veículo GM/CELTA (MBG1355),, transitava sentido Rio Negrinho à São Bento do Sul, quando ao realizar ultrapassagem e local proibido, local com faixa contínua amarela e taxões, colidiu frontalmente com o veículo I/FIAT SIENA EL FLEX (MHH3379) , já o terceiro veículo envolvido, o FIAT/MOBI LIKE (QJP7971) , envolveu-se no sinistro após a primeira colisão.
A guarnição concluiu que o aciente foi ocasionado por falha humana, o qual realizou ultrapassagem em local proibido, com faixa contínua amarela e com taxões, vindo obstrui a trajetória do veículo I/FIAT SIENA EL FLEX (MHH3379) que transitava no sentido contrário.
Este trágico acidente ressalta a importância da atenção e prudência no trânsito, especialmente em vias movimentadas como a SC-A280C.
Comentários: