São Bento Notícias - Sua fonte de notícias na cidade de São Bento do Sul

Domingo, 19 de Janeiro de 2025
Leier
Leier

Região

Hospital Sagrada Família completa 70 anos de história

Hospital Sagrada Família celebra os avanços na área assistencial e tecnológica São Bento do Sul

Portal São Bento
Por Portal São Bento
/ 368 acessos
Hospital Sagrada Família completa 70 anos de história
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

Leia Também:


Nesta quarta-feira (16), o Hospital Sagrada Família celebra 70 anos de fundação, um marco histórico para o município. Ao longo dessas décadas, a instituição se tornou sinônimo de atendimento de qualidade e acolhimento, cuidando de milhares de pacientes e contribuindo para o 
avanço da saúde local.


Fundado com o objetivo de atender às crescentes necessidades da comunidade, o hospital passou por um processo contínuo de evolução, sempre preservando seus valores de humanização e profissionalismo. Um dos momentos mais marcantes de sua trajetória foi a modernização da 
infraestrutura hospitalar, iniciada na década de 70, na intenção de ampliar os serviços de pronto atendimento e internação.

Outro avanço significativo foi a inauguração da UTI, em abril de 2002, seguida pela habilitação em Alta Complexidade em Oncologia, em 2017. Hoje, o Sagrada Família desempenha um papel crucial como referência regional no tratamento de câncer, atendendo sete municípios do Planalto Norte e oferecendo uma gama de tratamentos e cirurgias especializadas.

A instituição também investiu em medidas para aprimorar a assistência médica. Isso incluiu a ampliação dos plantões médicos 24 horas em diversas especialidades, garantindo que os pacientes tenham acesso a cuidados ininterruptos.


Ao mesmo tempo, o hospital buscou formas de proporcionar uma experiência mais satisfatória e acessível para os pacientes particulares. Um passo importante, neste sentido, foi a inauguração do Centro de Especialidades Clínicas, em 2022, e posteriormente de seu Centro de 
Diagnósticos, equipado com tecnologia de ponta para a realização de exames de imagem.


A formação de um Conselho Consultivo, há cerca de dois anos, é considerado mais um passo fundamental para a busca contínua por excelência e inovação. Composto por empresários de diversas áreas de atuação, esse grupo é responsável por oferecer orientação estratégica e aconselhamento sobre as melhores práticas em gestão, permitindo uma análise abrangente das 
necessidades da instituição e da população.

Recentemente, o Sagrada Família ainda abriu as portas da nova ala da maternidade, espaço idealizado com recursos do Governo Federal e o apoio de diversas empresas da região e pessoas físicas. Todos os quartos foram arquitetados para oferecer mais conforto e privacidade e para que as mães possam desfrutar de um espaço tranquilo durante a recuperação.


Avanços tecnológicos
O hospital também passou por uma revolução tecnológica. Enquanto em 2009 contava com cerca de 10 computadores, agora são mais de 100, refletindo a crescente digitalização dos processos.
Anteriormente, os registros dos pacientes eram realizados manualmente, o que tornava o atendimento mais demorado e propenso a erros.

Com a implementação do primeiro prontuário eletrônico em 2012, foi possível evoluir em questões relacionadas a armazenamento e, principalmente, o acesso a informações.
Já neste ano, a instituição deu mais um passo importante ao adotar o sistema “Sem Papel”, que visa eliminar documentos impressos, aumentando a eficiência operacional e promovendo a 
sustentabilidade.

Todos esses avanços otimizam o trabalho, promovem uma melhor integração 
entre os setores, além de uma experiência mais fluida e acessível aos pacientes.
De olho no futuro
Desde o ano passado, o Hospital Sagrada Família está passando por um processo de incorporação à Rede de Saúde da Divina Providência, que reúne diversos hospitais e unidades de saúde do Rio Grande do Sul. Essa integração tem como objetivo fortalecer a colaboração entre as instituições, estimulando a troca de experiências, recursos e boas práticas na prestação de serviços na área da 
saúde.


Além disso, está sendo iniciado um Plano de Melhorias para adequar a estrutura física do hospital em todas as suas áreas nos próximos anos. Esse esforço, porém, não se limita apenas à infraestrutura, afinal a intenção também é continuar investimento na atualização de equipamentos, 
capacitação de equipes e na melhoria de protocolos de atendimento.

Um pouco de história
Em 16 de outubro de 1954, as irmãs da Congregação da Divina Providência assumiram a responsabilidade do pequeno hospital instalado em São Bento do Sul. Sua estrutura, montada no início da década de 20 com a chegada do médico Pedro Raymundo Cominese, era formada por sete quartos e 16 leitos de internação.
Sob novo gerenciamento e a presença do médico Hans Egon Kechele, o corpo clínico começou a ser formado. As instalações também foram gradualmente aumentadas para atender as necessidades da comunidade.

No final de 2019, a instituição passou a operar com novo CNPJ e nova razão social. De “Sociedade Mãe Divina Providência” para “Sociedade Padre Eduardo Michelis”.
Atualmente, o Hospital Sagrada Família conta com 109 leitos, sendo 10 de UTI. Além disso, possui 435 funcionários e aproximadamente 100 médicos atuantes.

Comentários: