Na segunda-feira (12), a massa de ar seco e frio mantém o tempo firme e as temperaturas bastante baixas no estado, principalmente no amanhecer, quando há condições para formação de geada em diversas regiões. As mínimas ficam entre 0 e -4°C entre o Meio-Oeste e os planaltos, de 1 a 5°C no Oeste e Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis serrana e de 5 e 10°C no litoral. Mesmo com o predomínio do sol, as temperaturas não passam dos 18°C à tarde. O risco é baixo a moderado para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
Entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, os ventos de sul atuam de forma persistente, com rajadas entre 60 e 80km/h, deixando o mar muito agitado e com risco de ressaca. São esperadas ondas entre 4,0m e 5,0m no Litoral Sul, e entre 2,5m e 3,5m na Grande Florianópolis. O risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas à erosão costeira e ressaca entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, enquanto é moderado no Litoral Norte.
TERÇA-FEIRA (13)
Na terça-feira (13) a massa de ar seco e frio ganha força no estado, deixando o frio ainda mais intenso no amanhecer, principalmente na porção entre o Meio-Oeste e planaltos, onde as mínimas variam de -1 a -5°C. Nas demais regiões mínimas de 0 a 7°C, com exceção das áreas costeiras onde ficam na casa dos 10°C. Novamente há condições para a formação de geada ampla no início do dia. O risco é moderado a pontualmente alto para desconforto térmico e hipotermia.
À tarde as máximas sobem um pouco mais em comparação ao dia anterior, variando entre 17 e 20°C no Grande Oeste e entre 10 e 16°C nas demais áreas. O vento perde força gradualmente no decorrer do dia, mas o mar continua muito agitado e com risco de ressaca entre o Litoral Sul a Grande Florianópolis. O risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas à erosão costeira e ressaca.
QUARTA-FEIRA (14)
A quarta-feira (14) será mais um dia de tempo firme no estado, no entanto o ar frio começa a perder força. Apesar de o amanhecer ainda ser frio, as temperaturas negativas, entre 0 e -3°C, devem ficar restritas apenas às áreas serranas, principalmente nos planaltos. Entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí e norte catarinense as mínimas variam de 1 a 6°C e oscilam entre 7 e 12°C no Oeste e litoral. O risco é baixo a moderado para desconforto térmico. A tarde será ensolarada e de temperaturas amenas, entre 20 e 23°C em boa parte do estado. A agitação marítima também diminui em todo o litoral, mas ainda são esperadas ondas de até 3,5m no Litoral Sul e até 3,0m na Grande Florianópolis. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
O tempo segue estável entre a quinta (15) e a sexta-feira (16), com temperaturas baixas no amanhecer. Já durante as tardes, os ventos de norte favorecem aumento das temperaturas, principalmente na sexta, quando as máximas se aproximam dos 30°C no estado.
Comentários: