O município de São Bento do Sul recebeu nesta sexta-feira, 11, a apresentação de programas de incentivo a investimentos do Governo do Estado em roteiro realizado pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviço (Sicos). O encontro com empresários da região ocorreu na sede do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul (Sindusmobil).
O foco da agenda foi a apresentação dos programas de incentivo oferecidos pelo Governo do Estado para o empresário que deseja investir ou ampliar os negócios em Santa Catarina, como benefícios fiscais voltados a diversos setores e linhas de crédito especializadas. Estiveram presentes representantes da Sicos, Badesc, BRDE e Finep.
O secretário da Sicos, Silvio Dreveck, destacou a importância do diálogo com os empresários de todo o estado. “O Governo do Estado tem que estar próximo do empresário, apresentando os inventivos, mas também ouvindo as demandas. Quando iniciou o governo, a determinação do governador Jorginho Mello foi de retomar e qualificar o contato com os empresários, e é isso que estamos fazendo”, afirmou.
O roteiro também contou com visita a indústrias da região, principalmente voltadas à tecnologia, inovação e meio ambiente.
Parceria entre setor público e setor privado
A importância do encontro foi celebrada pelas lideranças locais. “Para nós é uma oportunidade única para fomentar a inovação, o desenvolvimento de novas empresas. Nós temos que estar juntos pelo desenvolvimento das empresas e pelo desenvolvimento da nossa região”, afirmou Luiz Carlos Pimentel, presidente do Sindusmobil.
“Estamos em busca de novos projetos, novas empresas, para aumentar a competitividade, que é o desejo de todos nós”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bento do Sul, Andréa Maristela Bauer Tamanine.
O presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul (ACISBS), Gabriel Weihermann, destacou a relevância estratégica do encontro. “Precisamos entender o que o Governo do Estado tem para incentivar os nossos negócios. Isso é importante para qualquer empresa, de qualquer segmento, para nos mantermos competitivos”, declarou.
Os programas de incentivo
Durante o roteiro por São Bento do Sul, a Sicos apresentou os programas de incentivo voltados às empresas que buscam se instalar ou investir em Santa Catarina. O Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec) e o Pró-Emprego, por exemplo, oferecem benefícios fiscais no ICMS para estimular investimentos e ampliações. Além disso, também estão na pauta as linhas de crédito via Pronampe, com juros subsidiados, e o Juro Zero, voltado para Microempreendedores Individuais (MEIs).
Representantes do Badesc, BRDE e Finep apresentaram as linhas de crédito disponíveis para micro, pequenas e grandes empresas, como foco em recursos disponíveis destinados à inovação bem como à tecnologia.
Comentários: