São Bento Notícias - Sua fonte de notícias na cidade de São Bento do Sul

Sabado, 18 de Janeiro de 2025
Leier
Leier

Região

Descarte irregular de carcaças de peixes em Corupá

Comunidade pode denunciar responsáveis por crime ambiental às margens da estrada Faxinal

Portal São Bento
Por Portal São Bento
/ 146 acessos
Descarte irregular de carcaças de peixes em Corupá
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

Leia Também:

 



A Vigilância Sanitária de Corupá está investigando o descarte irregular de dezenas de quilos de carcaças de tilápias às margens da Estrada Faxinal, no interior do município.

O caso foi denunciado por moradores locais, que relataram um forte odor vindo do local, onde os resíduos foram abandonados. Fiscais do órgão estiveram na área na quarta-feira (25/09) para avaliar os danos causados e iniciar a busca pelos responsáveis.


A equipe da Vigilância reforçou que o apoio da comunidade é essencial para confirmar as suspeitas. "Precisamos da ajuda dos moradores para identificar os responsáveis. Denúncias anônimas são bem-vindas e garantirão o sigilo de quem colaborar", declarou um dos fiscais.


Os responsáveis pelo despejo irregular poderão ser penalizados tanto civil quanto criminalmente. De acordo com a legislação vigente, os autores responderão por crime ambiental, com sanções que incluem multas pesadas, além de pena de reclusão que pode variar de um a cinco anos, conforme o grau do impacto ambiental causado. Além disso, os infratores poderão ser obrigados a arcar com os custos de limpeza da área contaminada e de recuperação ambiental.

O descarte de resíduos orgânicos de forma inadequada é considerado uma prática grave, que pode comprometer a saúde pública, contaminando o solo e cursos d'água, além de atrair animais e pragas, aumentando o risco de doenças. 
Moradores da região podem fazer suas denúncias diretamente à Ouvidoria de Corupá através do número 47 9287-3078, garantindo o anonimato. A expectativa é que, com a colaboração da população, os responsáveis sejam identificados e punidos com o rigor da lei.

Comentários: