O Prefeito de Corupá, Claudio Finta, assinou decreto de emergência nesta terça-feira (21/maio/2024) em função do crescente e preocupante número de pessoas infectadas pela dengue. Com a medida, o município passará também a aplicar o inseticida UBV, conhecido como Fumacê, inicialmente nos bairros João Tozini e Seminário, nos quarteirões onde já há registro de casos de dengue.
A medida será realizada pelos técnicos do estado, utilizando uma bomba acoplada a um veículo. A programação das aplicações está definida para os seguintes dias:
- 22 de maio (quarta-feira): final da tarde, às 17h.
- 24 de maio (sexta-feira): final da tarde, às 17h.
- 28 de maio (terça-feira): início da manhã, às 5h.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Andressa Fischer, a população deve tomar algumas precauções durante a aplicação. É recomendado que portas e janelas sejam deixadas abertas para permitir que o inseticida entre nos imóveis. As pessoas e os animais devem evitar ficar na frente das casas no momento da aplicação, podendo circular normalmente pela residência após o procedimento. Além disso, é importante cobrir os alimentos para protegê-los do inseticida.
Os apicultores da região onde o produto será aplicado devem fechar as caixas de abelha durante a aplicação.
“A ação visa combater a proliferação de mosquitos transmissores da dengue, mas caso chova, o procedimento será adiado. A aplicação ocorrerá nos quarteirões onde temos o registro de casos confirmados da doença (autóctones)”, completou a secretária.
*O QUE?*
Aplicação do inseticida UBV (Fumacê)
*ONDE?*
Bairros Seminário e João Tozini
*QUANDO?*
- 22 de maio (quarta-feira): final da tarde, às 17h.
- 24 de maio (sexta-feira): final da tarde, às 17h.
- 28 de maio (terça-feira): início da manhã, às 5h.
Prefeitura Municipal de Corupá
Diretoria de Comunicação
Comentários: