A defesa Civil de Santa Catarina, comunicou um alerta de chuvas intensas com riscos de enchentes em todo estado.
Segundo informações da defesa Civil, na quarta feira 09, os riscos associados ao volume de chuva, são de alagamentos, enxurradas e destelhamentos devido ao sistema de baixa pressão com jatos de altos níveis com fluxo de calor e umidade
Devido a influência de um sistema de baixa pressão associado ao fluxo de calor e umidade provenientes da Amazônia, a terça-feira (08) será chuvosa, com temporais isolados em todo o estado, com destaque para as regiões entre o Meio-Oeste, a Grande Florianópolis, o Planalto Sul e o Alto Vale do Itajaí, onde há condições favoráveis para a ocorrência de chuvas pontualmente intensas, rajadas de vento e eventual queda de granizo ao longo do dia. O risco é moderado para ocorrências meteorológicas relacionadas.
O vento sopra com intensidade fraca a moderada de quadrante norte, virando de sul ao longo da tarde e da noite a partir das áreas de divisa com o RS, com rajadas de até 55 km/h no interior do estado entre a manhã e à tarde. As temperaturas máximas, variam entre 26 e 37°C no Grande Oeste e no Planalto Norte e marcam entre 18 e 28°C nas demais áreas. Mar pouco agitado do Litoral Sul à Grande Florianópolis, com ondas de direção leste/sudeste, alturas entre 1,0 e 1,5m e picos de até 2,0m em alto mar e mar calmo no Litoral Norte com ondas entre 0,5 e 1,0m e picos de até 1,5m em alto mar.
QUARTA-FEIRA (09)
Na quarta-feira (09), a atuação de instabilidades atmosféricas em diversos níveis da atmosfera, juntamente com o fluxo de calor e umidade do norte do país, favorecem a condição para chuva persistente e volumosa na metade leste de SC e também para temporais com raios, rajadas intensas de vento e eventual queda de granizo principalmente no Grande Oeste, com o risco variando de moderado a alto para ocorrências associadas à alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica.
O vento sopra de leste/nordeste com intensidade fraca a moderada, com rajadas de até 70 km/h, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas. As temperaturas mínimas variam entre 9 e 17°C No Meio-Oeste, planaltos e na Grande Florianópolis Serrana e variam entre 15 e 20°C nas demais áreas As máximas oscilam entre 9 e 25°C no estado.
QUINTA-FEIRA (10)
Na quinta-feira (10) segue a condição de temporais e também de chuva persistente e volumosa no estado, devido às instabilidades que continuam influenciando o tempo em SC. Ao longo da noite o aprofundamento da baixa pressão, intensifica ainda mais a chuva, que segue ocorrendo com maior intensidade. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à alagamentos, enxurradas, deslizamentos, descargas elétricas, rajadas intensas de vento e eventual queda de granizo.
O vento sopra com intensidade fraca a moderada de direção leste/nordeste, com rajadas que de até 70 km/h pelo estado, pontualmente ultrapassando esses valores, o risco associado aos ventos é moderado. As temperaturas mínimas variam entre 8 e 18°C e as máximas marcam entre 12 e 24°C. Mar agitado em toda a costa de Santa Catarina, com ondas de leste/nordeste e alturas entre 2,0 e 2,5m e picos de até 3,0m em alto mar. O risco associado à agitação marítima é moderado.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Ao longo da sexta-feira (11), a área de baixa pressão segue se aprofundando sobre o estado, dando origem à formação de um Ciclone Extratropical na costa do RS e a formação de uma nova frente fria, que continua favorecendo condição para chuva intensa e volumosa em SC, além de temporais com risco variando entre moderado a muito alto para ocorrências associadas. Com o afastamento da frente fria associada ao ciclone extratropical em direção ao oceano, o sábado (12) terá sol e variação de nuvens em todas as regiões catarinenses.
Comentários: