São Bento Notícias - Sua fonte de notícias na cidade de São Bento do Sul

Sabado, 07 de Dezembro de 2024
Leier
Leier

Policial

CyberGAECO deflagra Operação de combate ao armazenamento de material de abuso sexual infantil

Santa Catarina

Portal São Bento
Por Portal São Bento
/ 155 acessos
CyberGAECO deflagra Operação de combate ao armazenamento de material de abuso sexual infantil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

Publicidade

Leia Também:

CyberGAECO deflagra Operação Griffin em combate ao armazenamento de material de abuso sexual infantil
Foram presas em flagrante seis pessoas e cumpridos oito mandados de busca e apreensão em residências nos municípios de Florianópolis, Balneário Camboriú, Navegantes, Barra Velha, Guaramirim, Indaial, Lages e Otacílio Costa.

Na manhã desta sexta-feira (11/10), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a Operação Griffin e cumpriu simultaneamente oito mandados de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, Navegantes, Barra Velha, Guaramirim, Indaial, Lages e Otacílio Costa. No decorrer da ação seis pessoas foram presas em flagrante. A operação tem como objetivo identificar criminosos que atuam principalmente na internet e estão envolvidos no armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil no estado. 

A operação, deflagrada um dia antes do Dia das Crianças, simboliza o compromisso contínuo do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e das forças de segurança em proteger crianças e adolescentes contra a exploração sexual. Utilizando ferramentas tecnológicas, a ação busca rastrear e punir os responsáveis por esses crimes, reforçando que quem hoje armazena, amanhã pode se tornar um abusador. 

A investigação foi conduzida pelo CyberGAECO, com o apoio de integrantes do GAECO de todo o Estado. Além disso, contou com a colaboração da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations - HSI), da Embaixada dos Estados Unidos. A Polícia Científica também esteve presente no cumprimento das medidas judiciais. 

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelas Varas Regionais de Garantias das Comarcas de Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau, Lages e da Capital, além da 2ª Vara da Comarca de Barra Velha e da Unidade Judiciária de Cooperação da Comarca de Guaramirim, que acolheram os requerimentos apresentados pelas seguintes Promotorias de Justiça: 8ª PJ de Balneário Camboriú, 2ª PJ de Navegantes, 3ª PJ de Indaial, 2ª PJ de Barra Velha, PJ de Otacílio Costa, 3ª PJ de Lages, 3ª PJ de Guaramirim e 4ª PJ da Capital. 

Operação Griffin 

A Operação Griffin foi inspirada no "Grifo", criatura mitológica conhecida por sua vigilância e proteção. Assim como o grifo é guardião incansável, a operação simboliza a vigilância contínua contra o armazenamento de material de abuso sexual infantil, atuando para proteger as crianças e adolescentes e garantindo que os responsáveis por esses crimes sejam identificados e levados a julgamento. 

GAECO e CyberGAECO 

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.   

O CyberGAECO é uma força-tarefa especializada, inserida na estrutura do GAECO, formada por integrantes do Ministério Público de Santa Catarina, da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Penal, da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros Militar, para identificar, buscar prevenir e reprimir infrações penais praticadas em ambientes virtuais.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

 

Comentários: