A quarta-feira (23) já inicia com tempo instável entre o Grande Oeste e o norte catarinense, devido à influência de uma baixa pressão atmosférica. Ao longo do dia, o calor e a disponibilidade de umidade reforçam a instabilidade em todo o estado, principalmente entre o Meio-Oeste, planaltos e Alto Vale do Itajaí. Há condições para temporais com chuva pontualmente intensa, que trazem acumulados expressivos em um curto período de tempo, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é baixo a moderado para alagamentos, enxurradas pontuais, danos na rede elétrica e destelhamentos. O dia amanhece abafado e as temperaturas se elevam antes das chuvas, chegando aos 30°C na maioria das áreas.
QUINTA-FEIRA (24)
Na quinta-feira (24), a passagem de uma frente fria associada a um ciclone, que se forma em alto mar, reforça a instabilidade em Santa Catarina. As instabilidades avançam pelo Oeste e áreas de divisa com o RS entre a manhã e a tarde, se espalhando para as demais regiões ao longo do dia. Há condições para temporais acompanhados de raios, chuva pontualmente intensa, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo, trazendo risco moderado a alto para ocorrências relacionadas. Além dos temporais, os ventos ganham força em todo o estado, soprando do quadrante norte com rajadas entre 50 e 70 km/h. Novamente o dia inicia abafado e as temperaturas sobem rapidamente antes das chuvas, com máximas de 30°C em praticamente todo o estado e ficando entre 33 e 35°C em pontos do Oeste, litoral e Alto Vale.
SEXTA-FEIRA (25)
A sexta-feira (25), ainda inicia com chuva entre o Planalto e o Litoral Norte, mas ao longo do dia, a frente fria se afasta e o tempo volta a ficar firme em todas as regiões. Apesar do tempo firme, os ventos de oeste sopram com moderada a forte intensidade do Meio-Oeste ao litoral catarinense. As rajadas mais intensas devem ficar na casa dos 70 km/h em pontos do Planalto Sul, Litoral Sul e áreas serranas da Grande Florianópolis e Litoral Norte. Com os fortes ventos de sul, a agitação marítima aumenta no Litoral Sul, com ondas de até 2,5m. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos ventos e à agitação marítima. O amanhecer deve ter temperaturas mais baixas em comparação aos dias anteriores, mas o calor segue predominando à tarde.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No sábado (26) o tempo continua firme em Santa Catarina, com predomínio de sol no Grande Oeste e variação da nebulosidade no litoral e áreas próximas. Já no domingo (27), instabilidades atmosféricas devem voltar a favorecer as chuvas na metade leste de SC.
Comentários: