Chuva excessiva a extrema atingirá entre o final desta semana e o começo da próxima diversas áreas do Sul do Brasil com risco de alagamentos, inundações e cheias de rios em mais um episódio de tempo severo na região.
Durante todo este final de semana e até a próxima segunda-feira (09), a região Sul do país tem previsão de muitas chuvas, que já começam amanhã (06), em cidades dos três Estados. Nesta sexta, por exemplo, as chuvas devem ser localizadas e, podem ser intensas em algumas áreas.
No sábado (07), a instabilidade deverá se intensificar deixando as nuvens ainda mais carregadas e potencialmente favoráveis a ocorrências de temporais associados a queda de raios, rajadas de vento que podem superar os 80 km/h e elevados volumes de chuva, que podem superar os 150 mm, especialmente sobre áreas do norte/noroeste do Rio Grande do Sul, centro-oeste e norte de Santa Catarina e oeste e centro-sul do Paraná.
A frente deve passar à semi-estacionária no fim de semana sobre Santa Catarina e o Paraná, gerando chuva forte e temporais isolados em diversas cidades dos dois estados enquanto no Rio Grande do Sul o tempo deve firme deve predominar na Metade Sul com instabilidade retornando a diferentes pontos da Metade Norte no domingo.
Na segunda-feira, a instabilidade vai prosseguir concentrada nos estados catarinense e paranaense com chuva em muitas cidades e que ainda pode ser localmente forte ou até intensa de forma localizada. Serão estes vários dias seguidos de chuva que devem trazer os acumulados muito altos a extremos até o começo da semana que vem. Onde a chuva deverá ser mais volumosa será justamente onda as precipitações serão mais frequentes e persistentes, sobretudo no Norte gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná.
Comentários: