Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, realizada nesta quinta-feira (15), quatro projetos de lei do Executivo Municipal foram aprovados em segunda discussão. A reunião foi marcada por avanços administrativos e também por manifestações de pesar e cobrança de melhorias na segurança viária do município.
A vereadora Cátia Friedrich não participou da sessão por estar representando o Legislativo em um evento promovido pela Procuradoria da Mulher.
Entre os projetos aprovados, destaca-se o PL 48/2025, que autoriza indenização ao proprietário André Silva Santos, locador do imóvel que abrigou o Acolhimento Institucional de São Bento do Sul entre 2013 e 2025. O valor acordado, de R$ 67 mil, será utilizado para reforma do imóvel, conforme cláusula contratual que exige a restituição do espaço às condições anteriores à locação.
Outro destaque é o Projeto de Lei 52/2025, que autoriza a realização de leilão de bens inservíveis do patrimônio público, como cadeiras, mesas, computadores, berços, beliches, biombos e aparelhos de DVD. “Essa medida trará benefícios ao município”, destacou o vereador Joelmir Bogo.
Também foi aprovado o PL 53/2025, que altera a redação da Lei 5.070/2024 para incluir o valor de R$ 29.958,23 referente a uma área doada ao município. A exigência de especificação partiu do Tabelionato de Notas, para fins de escritura pública. O terreno está localizado na Rua Nilo Bachel, no bairro Cruzeiro, e poderá futuramente abrigar equipamentos públicos, como uma creche, segundo Bogo.
Tragédia mobiliza vereadores por mais segurança
Durante o uso da Palavra Livre, os vereadores Zuleica Voltolini, Terezinha Dybas, Rodrigo Vargas, Joelmir Bogo, Luiz da Luz, Gilmar Pollum e Diego Niespodzinski prestaram homenagem à estudante Heloíza Viviany Silva, de 13 anos, vítima de um atropelamento fatal na tarde de quarta-feira (14), ao sair de um ensaio da banda marcial da Escola Municipal Antônio Treml, no Acesso Oeste, próximo à Móveis Weihermann.
A comoção foi unânime, e os parlamentares prometeram cobrar providências do Governo do Estado para tornar o local mais seguro, destacando os riscos constantes enfrentados por pedestres e estudantes.
Comentários: