Na madrugada do dia 15/08/24, por volta das 06h15min da manhã os pais de um bebê trouxeram nas dependências do quartel de Rio do Sul seu filho lactente de 42 dias de vida em OVACE (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho).
Quando do acionamento pelo sistema de alarme, os bombeiros de serviço correram para a frente do quartel para o primeiro atendimento. No local, identificou-se a OVACE e foi realizado os primeiros procedimentos de manobras de desobstrução de vias aéreas com tapotagens e já na segunda, logrou-se êxito e o bebê começou a chorar, voltando a respirar, sendo colocado em posição de repouso conforme protocolos do CBMSC.
Foi acionado o médico da Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU, o qual realizou a avaliação da vítima e orientação aos pais, assumindo a ocorrência e dispensando do transporte para o hospital pelo ASU-398. A guarnição retornou ao estado de prontidão, sem alterações.
*Orientação:* Ao se deparar com estas situações de OVACE, o CBMSC orienta e recomenda que seja imediatamente ligado para a Central de Operações de Bombeiro (COBOM) por meio do telefone *193*. Com isso, nosso operador já orientará os primeiros socorros para os pais, bem como os pais poderão deslocar para a unidade de socorro mais próximo (Hospital, Unidade de Saúde, dentre outros).
Comentários: