O processo de chamamento público para contratação da empresa que irá gerir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está ativo e tem sessão para abertura dos envelopes de habilitação agendada para o dia 30 de outubro. Para participar, é necessário que a entidade não tenha fins lucrativos e comprove experiência na gestão de unidades de saúde de, no mínimo, cinco anos.
A empresa ficará responsável pela operação integral da UPA, como aquisição dos equipamentos, contratação e gerenciamento dos profissionais que irão atuar no local. Transcorrendo o chamamento de forma normal, a administração municipal tem a expectativa de que os trabalhos na UPA 24 horas possam iniciar no primeiro trimestre de 2025.
Conforme explica o secretário de Saúde, Marcelo Marques, o objetivo deste edital é, através da gestão terceirizada, ter o atendimento mais ajustado com as necessidades da população. “Com profissionais mais experientes neste modelo de serviço, é possível implantar melhores práticas e protocolos na UPA. Isso possibilita que a Secretaria de Saúde esteja mais livre para focar na atenção primária”, disse.
Outro ponto positivo é que uma empresa privada tem mais possibilidades para ajustes que sejam necessários no cotidiano do serviço. “Uma terceirização permite mais flexibilidade nas adaptações das necessidades da população e também na redução drástica da burocracia, para lidar com questões administrativas, facilitando, assim, o funcionamento”, concluiu.
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